sábado, 27 de fevereiro de 2016

CICLISMO Calendário 2016 – Equipa Profissional Sporting / Tavira


Fevereiro -Volta ao Algarve - Portugal (2.1) de 17-23
Março- Clássica de Amarante - Portugal (1.12) dia 5
Março- Clássica da Primavera - Portugal (1.12) dia 6
Março -9º G.P. Liberty Seguros /Alpendre - Portugal (2.2) dia 12-13
Março -30º Volta ao Alentejo - Portugal (2.2) de 16-20
Abril -Castilla e Leon - Espanha (2.1) de 15-17
Abril -Volta à Bairrada - Portugal (2.12) dia 23-24
Maio -Internacional Cova da Beira - Portugal (2.1) dia 13-15
Maio -1ª Taça de Portugal/Volta a Albergaria - Portugal (1.12) dia 22
Maio -G.P. do Dão - Portugal (2.12) dia 28-29
Junho- 26º G.P. JN - Portugal (2.12) de 2-5
Junho -36º G.P. Abimota - Portugal (2.12) de 10-12
Junho -2ª Taça de Portugal/Troféu Concelho Oliveira de Azeméis - Portugal (1.12) dia 18
Junho -3ª Taça de Portugal/Memorial Bruno Neves - Portugal (1.12) dia 19
Junho -Campeonato Nacional CRI sub-23 dia 24
Junho- Campeonato Nacional CRI Elites dia 24
Junho- Campeonato Nacional Estrada (Elites e Sub-23) dia 26
Julho -Volta ao Minho - Portugal (2.12) de 1-3
Julho -G.P. Joaquim Agostinho - Portugal (2.2) de 7-10
Julho -Volta a Portugal - Portugal (2.1) 27 Julho a 7 Agosto
Agosto -4ª Taça de Portugal/16º GP Mortágua - Portugal (1.12) dia 13
Agosto -5ª Taça de Portugal/GP Anicolor - Portugal (1.12) dia 20
Agosto -Circuito de Alcobaça - Portugal (1.12) dia 20
Agosto -Circuito Malveira - Portugal (1.12) dia 21
Agosto Circuito da Moita - Portugal (1.12) 22
Agosto -Circuito de Nafarros - Portugal (1.12) dia22
Agosto -Volta à Bulgária - Bulgária (2.2) de 28 Agosto a 3 Setembro
Setembro -Tour do Mar Negro - Bulgária (2.2) de 5-7
Outubro -Festival de Pista - Portugal (1.12) dia 5
Outubro -Tour Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos (2.1) de 8-11
Outubro -Tour Taihu Lake - China (2.1) de 31 Outubro a 8 Novembro
Novembro Tour Yancheng - China (2.1) dia 10

Calendário sujeito a alterações

HÓQUEI EM PATINS SPORTING 5 - CANDELÁRIA 2


Sporting CP venceu o Candelária por 5-2 e ficou a um ponto do quarto lugar no Campeonato Nacional. Ao intervalo, os ‘leões’ já venciam por 3-1 e, logo no início do segundo tempo, Poka assinou os dois últimos golos do conjunto de Alvalade.

“Correu bem. Entrámos bem no jogo, conseguimos materializar as oportunidades que tivemos. Na segunda parte, conseguimos mais dois golos. Depois, foi gerir o resultado e a carga física dos jogadores. Conseguimos um bom resultado e uma boa exibição”, afirmou Poka, destacando os dois golos apontados na segunda parte como a machadada final nas aspirações do Candelária: “Nem foram tanto os golos da primeira parte, porque aí acabaram por conseguir empate, mas na segunda parte, fazemos o 5-1 a faltar 18 minutos e isso já é uma diferença considerável. O Candelária, estando a jogar fora, contra uma equipa com a nossa qualidade, em nossa casa, é complicado. É de realçar a nossa exibição, conseguimos aproveitar as nossas situações e isso deixa-nos satisfeitos”.

“Conseguimos controlar todas as situações ofensivas e defensivas e isso permite estar à vontade com todas as situações de um jogo de hóquei. Conseguimos mesmo em ataque organizado ter muito tempo de posse de bola e criar situações de perigo. Foi um bom jogo da nossa parte”, acrescentou Poka, concluindo: “O objectivo é somar três pontos em todos os jogos para que possamos voar o mais alto possível na classificação”.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

APRESENTAÇÃO SPORTING OLYMPICS



O palco do auditório Artur Agostinho começava a ser pequeno para tanto Esforço, Dedicação e Devoção. E títulos. E medalhas. Nacionais, europeus, mundiais e olímpicas. Após a apresentação do Gabinete Olímpico do Clube, com a nomenclatura de Sporting Olympics, 28 dos 38 atletas do Projecto que todos os dias dão o seu máximo para chegar à Glória receberam os respectivos diplomas das mãos do Presidente dos ‘leões’, Bruno de Carvalho, e pousaram para a posteridade – afinal, esta ideia, nascida no final de 2014, não se esgota no Rio de Janeiro. Aliás, bem pelo contrário: se hoje são 38, daqui a quatro anos espera-se que sejam muitos mais em nome de uma história centenária que, em termos de movimento olímpico, se confunde muitas vezes com a do próprio País.

CHEGADA A TAVIRA



Tavira é a terra do ciclismo; hoje, a modalidade chegou a casa e foi palco da meta da quarta etapa desta 42.ª Volta ao Algarve. O Sporting CP/Tavira foi recebido por um mar de gente na casa que viu nascer a formação algarvia, assim como de vários pontos do País.

“Viemos para esta estreia em grande. Hoje faço anos e foi uma grande prenda. Viemos de Lisboa. Apoio o ciclismo desde os bons tempos do Joaquim Agostinho, quando o meu pai me levava a ver e agora estou a transmitir este gosto ao meu filho”, revelou Rui Lança, que completou 54 anos, acrescentando: “É uma união fantástica. É uma honra para nós estarmos aliado ao pelotão mais antigo do Mundo”.

No meio da multidão, uma adepta especial. É de Tavira, é Sportinguista e apaixonou-se pelo ciclismo faz anos. “Tenho a felicidade de morar na terra do ciclismo, que é Tavira, e de há muitos anos acompanhar esta equipa. E digo felicidade porque agora tenho dois amores num só: o meu Sporting CP, que é uma emoção profunda, e a continuidade desta grande equipa do Tavira, um dos amores da minha vida”, confessa Fátima Silvestre, acrescentando: “Sabia que o Clube de Ciclismo de Tavira não estava bem e a junção ao Sporting CP foi de me fazer correr as lágrimas. Tenho dois amores num só e podem contar com o apoio dos tavirenses, dos Sportinguistas e do Algarve em geral. Estamos com a equipa”.

Visivelmente emocionada, a ‘leoa’ recordou velhos tempos do ciclismo ‘leonino’. Joaquim Agostinho, Marco Chagas e Manuel Zeferino serviram de mote para um pedido especial. “Recordo-me de Joaquim Agostinho. Era muito pequena quando ele faleceu no Algarve e chorei a morte dele. Recordo-me da equipa do Marco Chagas com o Manuel Zeferino, das chegadas ao nosso antigo Estádio Alvalade, era um espectáculo. Peço ao Presidente Bruno de Carvalho para, se puder trazer de novo a nossa pista, fazê-lo porque assistir àquele espectáculo é uma coisa maravilhosa”, apelou.

Habituada a estas andanças, Fátima Silvestre assistiu à chegada dos ciclistas à sua terra-natal, confessando que nunca tinha visto tamanha afluência, não só de tavirenses, como de todos os pontos do País. “Nunca vi tanta gente em Tavira. Em chegadas como hoje nunca vi tantos. Sei de Sportinguistas que vierem de Lisboa e muitas outras zonas do País só para ver o regresso da nossa equipa a esta modalidade. Estou muito emocionada. Fui vê-los na partida a S. Brás de Alportel porque são dois amores num só. Não consigo descrever o que sinto. É o regresso da camisola ‘verde e branca’ ao ciclismo. Obrigado, Presidente Bruno de Carvalho. Obrigado, Sporting CP. Conte connosco para estar nas estradas a apoiar, com as nossas bandeiras, as nossas camisolas. Com todo o amor do Mundo, somos os melhores adeptos da Europa. Somos Sporting CP”, rematou.

Ex-jornalista, Fátima Silvestre está por dentro do mundo do ciclismo. Ciente da realidade desta Volta ao Algarve, a ‘leoa’ mostra-se satisfeita com a prestação ‘verde e branca’. “Sabemos que esta prova é para eles rodarem, prepararem o resto da época. Não podemos esperar o topo porque estão aqui os gurus do ciclismo mundial. Eles têm estado muito bem. Temos um bom lote de corredores, já acompanhava o De la Fuente na Efapel, conheço alguns. Temos equipa para nos bater forte. Velhos são os trapos e o Nocentini está em boa forma”, conta.

Também Marcelino Teixeira, presidente do Clube de Ciclismo de Tavira, se mostrava orgulho por ver a população local receber de forma apoteótica a estreia do conjunto do Sporting CP/Tavira.

“Tiveram o prazer de ver o que é Tavira a respirar ciclismo por todos os poros, a realidade está aqui demonstrada. De longe, a etapa com mais gente na chegada. Tem um grande peso, as pessoas gostam de ciclismo, ainda por cima num fim-de-semana, as pessoas aderem mais. Nem esperava tanta gente como esteve aqui esta tarde”, explica, concluindo: “As pessoas aderem, apoiam. A melhor resposta é a moldura humana que esteve aqui hoje. Do pessoal que aqui esteve, muitos são Tavirenses, mas muitos vieram de fora também”.

fonte s.c.portugal

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

JOAQUIM AGOSTINHO " O REI DA ESTRADA "

JOAQUIM AGOSTINHO


Porque hoje foi dia de voltamos á estrada fica aqui esta recordação
A convite de João Roque, outra grande referência do ciclismo leonino e nacional, e depois de cumprido o serviço militar obrigatório em Fevereiro de 1965, Joaquim Agostinho ingressa na equipa leonina de ciclismo do Sporting Clube de Portugal.
Em Abril desse mesmo ano, Agostinho conquista o Campeonato Nacional de Fundo para Amadores. Com tamanho feito alcançado, o Sporting inscreve-o na equipa leonina que iria participar na Volta a Portugal, estreando-se logo com um excepcional segundo lugar, na prova rainha do ciclismo nacional.


No ano seguinte, em 1969, consegue o seu primeiro lugar do pódio, no entanto, mais tarde foi-lhe retirado o título, pois nos testes de controle da prova, foi detectado dopping. No entanto, Agostinho, não se intimidou, e justificou todo o seu grande potencial, chegando à vitória final novamente no ano seguinte, 1970, desta vez sem casos.
Nesta altura, eram muitos, que já apelidavam Agostinho como o melhor Ciclista de todos os tempos.

Agostinho continuava a somar vitórias atrás de vitórias, alcançando novamente a prova rainha do ciclismo nacional em 1971 e 1972. Em 1973, Agostinho sagra-se novamente vitorioso da prova, no entanto, posteriormente retiram-lhe o prémio por ter sido acusado novamente de dopping.

Em 1974, Joaquim Agostinho ingressa na fortíssima equipa espanhola BIC, e na célebre Vuelta desse mesmo ano alcança o 2º lugar na referida prova. Em 1975, regressa novamente a Alvalade. Mais tarde voltou a sair, para rumar a equipas estrangeiras, Bic, Velda-Lano-Flandria, Puch-Campagnolo e Sem-France-Loire).

Em 1984, com 40 anos de idade, Agostinho voltou ao Sporting. No dia 30 de Abril deste mesmo ano, no final da quinta etapa da Volta ao Algarve, um cão atravessou-se à frente da sua bicicleta provocou-lhe uma queda que originou fractura de crânio. A assistência médica total de que carecia não foi tão rápida quanto era necessário, porque o atleta teve de ser transferido para Lisboa, sendo operado dez horas depois do acidente. Viria a falecer a 10 de Maio, no Hospital da CUF.



Eis a sua ficha desportiva biográfica:

- Três Voltas a Portugal (1970, 1971, 1972);
- 2º lugar na Volta a Portugal (1968);
- Uma Volta a São Paulo (1968);
- Cinco vezes Campeão de Portugal de Fundo (1969, 1970, 1971, 1972, 1973);
- Campeão de Portugal de Perseguição (1971);
- Campeão de Portugal de Fundo para Amadores (1968):
- Grande prémio Robbialac (1969);
- Grande Prémio Riopele (1969);
- Grande Prémio Internacional de Sintra (1971);
- Circuito de Torres Vedras (1974);
- Grande Prémio Clock (1975);

Como se percebe, Agostinho dominou por completo, o panorama ciclista português, durante o tempo em que correu em Portugal. Até sempre Rei Agostinho

fonte.tesouro verde

RINALDO NOCENTINI

Entre abraços, palmadas nas costas, entre elas uma do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, Rinaldo Nocentini teceu à nossa reportagem algumas considerações sobre a Volta ao Algarve. "A condição física está boa, vamos tentar fazer uma boa corrida, sabendo que estão aqui muitas estrelas, muitos candidatos
O italiano, 38 anos, sabe bem do que fala e no Algarve reecontra ex-companheiros de estrada do pelotão mundial. Os últimos nove anos correu pela AG2R, uma das equipas do World Tour, tendo chegado mesmo a envergar a camisola amarela na Volta a França durante oito dias em 2009. "Sim, é verdade. Estou habituado a correr com este tipo de pelotão, com este nível, mais do que os que correm em Portugal, mais do que os meus colegas".
Nocentini é então o cabeça-de-cartaz da equipa do Sporting-Tavira, existindo pois alguma expetactativa quanto ao que poderá fazer nesta Volta ao Algarve, face aos anos de experiência adquirida no estrangeiro.

















fonte record

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CICLISMO-EQUIPAMENTOS SPORTING-TAVIRA

SÃO COM ESTES EQUIPAMENTOS QUE A EQUIPA DE CICLISMO DO SPORTING-TAVIRA VAI PERCORRER E COLORIR AS ESTRADAS PORTUGUESAS









Adeptos Sportinguistas considerados os melhores do futebol europeu



Em votação realizada pelo site Eurosport, os adeptos do Sporting foram eleitos os melhores adeptos do futebol europeu, ficando á frente de gigantes do Velho Continente. O resultado da sondagem foi divulgada nesta segunda-feira e apontou os Leões com cerca de 200 mil votos como o grande campeão. Isso comprova ainda mais o grande momento da equipa portuguesa que lidera o Campeonato Nacional.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

EQUIPA CICLISMO SPORTING-TAVIRA




Apresentação ao público do Sporting Clube de Portugal/Tavira.
Gran Plaza em Tavira Fev.2016 
Festa bonita a antecipar o arranque da 42 Volta ao Algarve.