quinta-feira, 18 de abril de 2013

COMUNICADO DO SPORTING

O Sporting emitiu, esta quinta-feira, um comunicado onde alerta para a tentativa de destabilização que tem vindo a ser sujeito nos últimos dias.

Eis o comunicado:
«Sporting Clube de Portugal é uma instituição centenária que conta com mais de três milhões de adeptos.

Por si só, mas também devido ao período difícil que atravessa, o Sporting Clube de Portugal deveria merecer maior respeito e sentido de responsabilidade por parte de todos aqueles cujos conteúdos encontram na actividade do universo Sporting parte substancial do seu negócio.

Assistimos infelizmente nos últimos dias à publicação de um conjunto de especulações e de atoardas sobre a vida e a actividade desportiva e institucional do Sporting, chegando-se ao despudor da invenção de conteúdos de conversas e da publicação de imagens ao pior estilo.

Percebemos bem estas tentativas de destabilização mas não nos deixaremos envolver nelas. Sabemos o que queremos, traçámos o rumo e seremos determinados no desígnio de voltar a colocar o Sporting no lugar que por direito próprio é o seu.

Conhecemos o interesse de alguns empresários e agentes em promoverem os seus jogadores e treinadores. Mas o Sporting não aceita manobras propagandistas que deveriam obrigar sempre quem devia ter por base fontes credíveis a um rigoroso escrutínio.

Basta de invenções, nem treinadores brasileiros nem de outra qualquer nacionalidade! Como sempre afirmámos, o Sporting tem um treinador Português, que é Jesualdo Ferreira, e um plantel definido, e é com eles que contamos e com mais ninguém.

A pública devassa das comunicações internas do clube e de simples actos de gestão que fazem parte de qualquer organização responsável ilustram bem a situação a que chegámos e a atitude daqueles que lhe dão tão desproporcionado relevo público.

Não podemos aceitar que medidas de gestão e de comunicação internas sobre racionalização de recursos como a água e a luz sejam tão injustificadamente divulgadas com o único propósito de as ridicularizar, como se passou com as do Sporting.

O relato que tem vindo a público das negociações com a banca, bem como o das supostas respectivas condições e de aspectos específicos da reestruturação em curso não passam de exercícios imaginativos sem qualquer relação com a verdade factual.

O Sporting emitiu a esse respeito um comunicado, esse sim verdadeiro e factual.

No que respeita aos resultados operacionais positivos e à obrigação das equipas principais terem por base a formação, estas não resultam de uma imposição dos Bancos mas do desejo voluntário de cumprir o programa sufragado com que nos comprometemos.

Queremos deixar claro que ninguém fala pelo Sporting sem estar mandatado para tal. E também que o Sporting informa da verdade quando entende, no absoluto respeito pelos Sócios, pelos deveres legais de informação, e por uma política de transparência informativa em todos os seus domínios de actividade.

A tentativa de destabilização do Clube de forma permanente e continuada é inadmissível. A continuar, não deixará de ter uma resposta enérgica, na defesa dos interesses supremos do Clube.

Alertamos os Sócios para verificarem sempre a credibilidade do que é noticiado sobre o Universo Sporting e as fontes de informação de quem noticia. Verifiquem se a informação é oficial e confirmada pelo Sporting pois só assim podem ter a certeza da sua veracidade. Consultem o Site do Sporting e leiam o Jornal "Sporting".

Ainda hoje o Presidente do Sporting Clube de Portugal prestou declarações à agência Lusa que esclareceriam os Sportinguistas e o público em geral sobre aspectos da vida do Sporting, no pleno respeito pelo direito à informação, tendo as mesmas sido censuradas ao abrigo da figura do “livro de estilo”, alegando a Lusa que não desmentia informação que não veiculara. Manifestamos o nosso profundo desagrado por esta situação, que registamos para memória futura.

O Sporting Clube de Portugal respeita escrupulosamente o direito à informação do público em geral e dos Sportinguistas em particular.

Mas exige aos que têm o dever de o concretizar o total respeito pelas Instituições, pela Verdade e pela Ética.
Lisboa, 18 de Abril de 2013»

23:14 - 18-04-2013

sexta-feira, 12 de abril de 2013

FINALMENTE...COMUNICADO DO SPORTING Á CMVM

Sporting e Banca chegaram a acordo para poder avançar para a Reestruturação Financeira.

Depois de muita polémica e de muita contrainformação, Bruno de Carvalho e a sua equipa podem começar agora verdadeiramente a trabalhar.

Aqui fica o comunicado à CMVM:
...
Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº 1 do Código dos Valores Mobiliários, vem a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD informar o seguinte:

A Sociedade informa que foram concluídas as negociações entre o Grupo Sporting e os Bancos financiadores, Banco Espírito Santo SA e Banco Comercial Português SA no âmbito das quais foram definidas as bases gerais do plano de reestruturação financeira.

A reestruturação financeira é crucial para o Grupo Sporting, e em concreto para a Sporting SAD, na medida em que permitirá à Sociedade, por um lado, elevar os seus capitais próprios, criar condições para assegurar o cumprimento dos requisitos do Fair Play financeiro exigidos pela UEFA para a participação nas competições europeias e, por outro lado, dotar a Sociedade dos meios necessários à gestão da sua actividade.

Lisboa, 12 de Abril de 2013

sexta-feira, 5 de abril de 2013

VENTURA É A SURPRESA NOS 18 ELEITOS DE JESUALDO PARA O MOREIRENSE

A chamada de Ventura, guarda-redes, é a grande novidade da lista de 18 convocados de Jesualdo Ferreira para a receção ao Moreirense, sábado, da 25.ª jornada da Liga.
Esta é a estreia do internacional Sub-21 português nos eleitos leoninos desde que chegou a Alvalade em janeiro, ele que entra para o lugar do habitual suplente Marcelo Boeck.
Em relação ao jogo de Braga estão ainda de saída dos eleitos o lateral Joãozinho, que cumpre castigo, e Jeffren. Já o avançado chileno Diego Rubio regressa aos eleitos do técnico leonino.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Hugo Ventura;
Defesas: Cédric Soares, Fabrice Fokobo, Eric Dier, Tiago Ilori, Rojo, Miguel Lopes;
Médios: Rinaudo, Adrien Silva, Schaars, Bruma, Labyad, Capel e André Martins;
Avançados: Rubio, Viola e Ricky van Wolfswinkel.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

HOQUEI EM PATINS VITÓRIA PODERÁ TRADUZIR-SE NA MANUTENÇÃO

 
O Sporting recebe, este sábado às 18h30, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o Gulpilhares, último classificado do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Esta jornada, que será já a 24.ª, pode trazer aos «leões» aquilo que há algum tempo procuram: dependerem apenas de si para a permanência.
É que se a equipa «verde e branca» vencer e os seus adversários directos, Tigres e HA Cambra, não pontuarem ficam os três igualados na tabela classificativa com 22 pontos. O que, devido aos resultados diante dos dois emblemas, significa ainda que os «leões» passam para a frente e saem dos lugares de despromoção.
É por isso um jogo muito importante, como garante o treinador-adjunto Paulo Santos: “Três pontos nesta jornada pode significar deperdermos apenas de nós, por isso será ainda um triunfo mais importante. Ainda assim, vamos entrar sem pressão extra e confiantes num bom resultado.”
Na primeira volta o Sporting perdeu, por 2-0, na casa do Gulpilhares, mas esse resultado já faz parte do passado e, desde aí, muita coisa mudou. Por exemplo, muitos elementos da formação do Norte, que foi recentemente remodelada.
“Devido a isso não temos um conhecimento muito aprofundado da equipa, mas é certo que se irão apresentar com a habitual garra das equipas do Norte e com tranquilidade. Estão em último lugar, não têm nada a perder e estão a fazer o campeonato deles”, refere.
No entanto, apesar disso, essa situação será apenas favorável ao Gulpilhares e não é o lugar onde está posicionado que traz a garantia de vir a ser um encontro fácil: “As pessoas de fora podem ver as coisas dessa maneira, nós não. Nem podemos pensar assim. As coisas só serão fáceis se fizermos bem o nosso trabalho. É mais importante o resultado do que a exibição, mas se jogarmos bem o resultado aparece mais facilmente.”
O treinador-adjunto de Hugo Gaidão acredita nessa hipótese e garante que a toda a equipa está motivada para que as coisas assim aconteçam, não apenas neste encontro mas no que resta de campeonato: “O espirito é positivo e há muita confiança. Os últimos resultados foram positivos e trouxeram novo ânimo. Este encontro poderá cimentar ainda mais as coisas. Parar agora para a Páscoa também foi bom, deu para recuperar de algum cansaço, trabalhar alguns aspectos e preparar bem este embate.”
Assim, e porque desde que este comando técnico assumiu a equipa se notam melhorias – visíveis a todos e perceptíveis para o corpo técnico – a manutenção é encarada como um objectivo possível. “Todos acreditamos nisso. Há qualidade nesta equipa para o conseguir, basta traduzir isso em pontos e não os perder em jogos cruciais. Se dependermos de nós, melhor ainda”, justifica.
Paulo Santos pede, por isso, o apoio aos sportinguistas, sempre fundamentais nesta caminhada: “Venham aos jogos e apoiem esta equipa. Estes jogadores além de precisarem do apoio, merecem-no. Dão sempre tudo no ringue e lutam incansavelmente pela vitória.”

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PARABÉNS AO JORNAL SPORTING

Este é o meu primeiro editorial, enquanto Director do jornal “Sporting”, na semana em que o nosso jornal completou 91 anos, reforçando a sua condição de publicação de clube mais antiga do mundo... É sem dúvida para mim uma honra e orgulho poder dirigir esta publicação, mas também uma responsabilidade acrescida continuar esta obra a que tantos e bons Sportinguistas se dedicaram ao longo de anos, de alma e coração.
Este é um tempo de avaliação e de reajustamento, no sentido de implementarmos o modelo que preconizámos e que foi sufragado pelos Sócios. As plataformas de comunicação e os conteúdos, constituem uma área estratégica e fundamental. Assentam num conceito de desenvolvimento global multimédia, com uma gestão integrada de conteúdos e a utilização de diferentes plataformas que incluem, todas as existentes e outras a criar, como é o caso da Sporting TV.
 ... O jornal “Sporting” é um órgão de comunicação dos sócios e para os sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal, uma voz plural em que os diferentes pontos de vista têm lugar. A opinião de todos conta.
 Os Sportinguistas espalhados pelo mundo e os Núcleos são grandes aliados nesta nova era, em que o Clube pretende valorizar-se enquanto potência desportiva, tal como efectivar e estender a divulgação nacional e internacional da marca Sporting.
 Adeptos e Simpatizantes em todo o território Continental e Ilhas, nos países de língua oficial portuguesa e por toda a diáspora, requerem um atento e cuidado acompanhamento. A coordenação entre os vários meios, com uma comunicação que responda a um aumento de eficácia e uma amplificação do ideal sportinguista, são objectivos a cumprir.
 O Sporting enquanto clube eclético tem que dar voz e promover as suas modalidades que têm também aqui um espaço por excelência de divulgação.
 É impossível um Clube com mais de cem anos viver sem o apoio dos seus Sócios e Adeptos, sendo esse o seu maior património. O jornal “Sporting” pretende continuar a ser um dos grandes meios de comunicação entre os Sportinguistas.
 Antes de terminar, uma especial evocação ao grande Campeão e símbolo do nosso Clube que completaria 70 anos no próximo Domingo, Joaquim Agostinho.
 Aproveito também aqui para saudar todos aqueles que me antecederam, e faço de forma calorosa, na pessoa e também colaboradora do jornal “Sporting”, a nossa Consócia, a Senhora Dona Maria de Lourdes Borges de Castro que perfaz no próximo Sábado, 90 anos de associada e efeméride essa que nesta edição evidenciamos.

José Quintela
Director

CACHECÓIS NUCLEOS

Obrigado ao Nucleo Sportinguista de Reguengos de Monsaraz e Nucleo Sportinguista de Beja por me terêm mandado estes cachecóis.

FUNDADOR DO BENFICA JOGOU NO SPORTING


CAPA JORNAL SPORTING DESTA SEMANA


terça-feira, 2 de abril de 2013

BRUNO CARVALHO CONVOCA OS SÓCIOS

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, deixou nas redes sociais uma mensagem aos adeptos do clube incentivando-os a comparecem em massa em Alvalade contra o Moreirense, elogiando a equipa principal que «mostrou garra de leão».

«Estamos hoje todos felizes pela vitória de ontem e pela entrega e o acreditar da nossa Equipa, que demonstrou a nossa garra de Leão, do crer e da vontade de vencer. Mas foi apenas um jogo e temos que manter este rugido nos restantes seis jogos que nos faltam até ao final do campeonato», começou por dizer o presidente leonino.

«Alvalade é a nossa Casa! É este o local de eleição para reunirmos toda a família Sportinguista. Hoje mais do que nunca, temos que ter a nossa família unida em torno do nosso Clube», acrescentou apelando à «reunião» frente aos cónegos para demonstrarem todo o «amor, paixão e apoio».

«Vamos demonstrar todo o nosso apoio à nossa equipa durante os 90 minutos e fazer-lhe sentir esta onda verde de esperança e de incentivo», terminou.

DIAS FERREIRA ABANDONA PROGRAMA EM DIRETO

VEJA AQUI:<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/Ykk3wZKqMfDNA6wg1pNY/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>

segunda-feira, 1 de abril de 2013

UMA VERGONHA

Contra tudo e contra todos isto é o Sporting,Esforço, Dedicação, Devoção e GLÓRIA! Juntos iremos REERGUER o Sporting Clube de Portugal!»

HAT TRICK DE WOLFSWINKEL

O avançado Ricky Van Wolfswinkel, autor de um «hat trick» na vitória do Sporting frente ao SC Braga (3-2), em jogo da 24.ª jornada da Liga portuguesa.
«Não foi perfeito, porque começámos bem, mas depois demos dois golos. Trabalhámos muito forte na segunda parte, onde acho que ficaram dois penalties por marcar. Ficámos reduzidos a 10 unidades, mas continuámos a lutar e chegámos à vitória», afirmou Van Wolfswinkel.
O avançado já está contratado pelo Norwich, mas garantiu total empenho enquanto estiver no Sporting: «É difícil explicar e alguns pensam que já estou com a cabeça em Inglaterra, mas quero o melhor para a equipa e dou sempre o máximo pelo Sporting».
Wolfswinkel revelou aquilo que sente: «É sempre triste quando sais de um clube que gostas, mas também vou ter a oportunidade de conhecer um novo campeonato.»
Bruno de Carvalho esteve no «banco»: «É um presidente que vive o futebol».

HOQUEI FORMAÇÃO TRIUNFOS NA LUZ


As equipas de Iniciados e Infantis de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal venceram os derbys fora de portas agendados para estes últimos dias:
Na sexta-feira, 29 de Março, os Infantis venceram o Benfica por 1-2. Pedro Bastos inaugurou o marcador à passagem do minuto 10, Volvidos 3 minutos Pedro assistiu Rui Mendes que finalizou com êxito. Estava feito o 0-2, numa jogada muito bonita. O intervalo chegou sem mais alterações no marcador.
Na 2ª parte os encarnados reagiram e reduziram a desvantagem, contudo os jovens Leõezinhos cerraram os dentes e procuraram defender a vitória a todo o custo, nomeadamente o guarda-redes Leonino, Zé Estrela, que foi um autêntico 'muro' e quando a defesa não conseguia resolver lá estava ele para solucionar os problemas causados pelas acções ofensivas da turma da casa.
Com esta vitória a equipa do Sporting ascende ao 2º lugar da tabela classificativa, sendo que na próxima jornada desloca-se ao recinto do Estremoz, numa partida marcada para as 11 horas de 7 de Abril, Domingo.
No sábado, 30 de Março, foi a vez dos Iniciados se deslocarem à Luz, com a vitória a pender novamente para o Leão (2-3). Num encontro equilibrado a turma Verde e Branca vencia ao intervalo por 1-2. Na 2ª parte a turma encarnada chegou à igualdade a 3 minutos do final ao concretizar numa recarga a uma grande penalidade que Ricardo defendera. A turma Verde e Branca acusou o golo, contudo valeu uma picadinha de Rafa, a 3 segundos do final, a dar a vitória ao conjunto de Alvalade.
Com esta vitória a turma Leonina permanece no 1º lugar, sendo que na próxima jornada desloca-se ao difícil terreno do Paço D'Arcos, uma partida com início marcado para as 15 horas de 7 de Abril.

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO P. FUTEBOL FELICITA SPORTING

À semelhança do que fez com o Belenenses pela subida de divisão e com a seleção nacional de futsal pelo apuramento para o Euro 2014, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, felicitou o Sporting pela conquista do terceiro lugar na NextGen Series. Os leões bateram o Arsenal por 3-1.

Mensagem de Fernando Gomes:

«É com grande satisfação que felicito a equipa de Juniores do Sporting CP que este domingo obteve um terceiro lugar na NextGen Series, onde equipas de renome e prestigiada tradição no futebol europeu se defrontaram. Garante do futuro, estes jovens deram, uma vez mais, provas do talento e qualidade que existem na formação em Portugal, que perante os maiores desafios, consegue sobressair. Que o futuro seja construído com base em novas vitórias».